[BARDI noticias]
Intervenção sobre a produção editorial na Casa de Vidro marca os 125 anos de P. M. Bardi
Para marcar os 125 anos de nascimento de Pietro Maria Bardi (21.02.1900), o Instituto Bardi apresenta de 21 de fevereiro a 21 de março a intervenção, denominada “A produção editorial de P. M. Bardi” que reúne no grande salão da Casa de Vidro mais de 70 publicações do Professor Bardi, como era conhecido o crítico de arte, historiador, escritor, jornalista , cofundador e diretor do MASP (1947-1993).
A intervenção, concebida por Jayme Vargas, membro do comitê estratégico do Instituto, em conjunto com o novo curador , Bruno Simões, apresenta os livros e catálogos de Bardi da forma como ele utilizava o espaço: publicações no piso de pastilhas de vidro ( Vidrotil) sobre os tapetes, em pilhas nos bancos pretos e azuis desenhados por Lina para o projeto da Casa de Vidro, residência do casal por mais de 40 anos, e sobre as mesas.
No espaço, estão publicações raras e desconhecidas do público, obras publicadas na Itália e dois catálogos das primeiras exposições de Bardi no Brasil sobre pintura italiana antiga e moderna, realizadas no Rio de Janeiro em 1946 e 1947 na sede do Ministério da educação e Saúde.
A parede da sala de jantar reúne sete obras do acervo do Instituto que retratam Bardi a partir de diferentes artistas e técnicas. Destaque para uma instalação de 1976 e o retrato de P.M. Bardi, feito por Roberto Sambonet em 1985. Na mesa de jantar, está a foto de Bardi ao lado artista, registro da produção da obra realizada no MASP.
Os 125 anos de P. M. Bardi é um dos temas centrais da programação cultural da Casa de Vidro em 2025.
Serviço;
A produção editorial de P. M. Bardi
Casa de Vidro: Rua General Almério de Moura, 200 – Morumbi
21 de fevereiro a 21 de março
quinta a sábado: 10h, 11h30, 14h e 15h30
Ingressos: casadevidro.byinti.com
informações: info@institutobardi.org.br
Fotografia: P.M. Bardi para Revista Vogue, Andreas Heiniger – 1985